17 de jan. de 2011

Manutenção Preventiva.

Os principais equipamentos do carro que precisam ser vistoriados antes de sair para os feriados.

1 - Água, óleo, fruído de freio e da direção hidráulica (caso o carro possua o equipamento) precisam estar com os níveis dentro do indicado por seus reservatórios ou indicadores. 

2 - Pneus – Para pegar a estrada não basta apenas calibrar os pneus, é preciso verificar também se a profundidade dos sulcos está dentro do permitido por Lei, como lembra gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone José Carlos Quadrelli. ‘


 3 - Alinhamento e balanceamento – Se o seu carro tende a ‘puxar’ para os lados, quando você está guiando, é um sinal de que a direção está desalinhada. Nessa condição, o carro pode perder estabilidade e comprometer a segurança. Pode não parecer um problema sério, mas deve ser reparado antes da viagem.

4 - Correia dentada – Ela pode estar escondida sob uma capa, mas também precisa ser checada antes da viagem. Uma correia dentada com os dentes gastos ou quebrados, ou com aparência desgastada, mostra que já está mais do que na hora de trocar a peça.

5 - Limpador de pára-brisas – As palhetas do limpador também precisam estar em boas condições. Com a borracha ressecada, o equipamento não vai desempenhar bem a sua função e podem atrapalhar a condução se estiver chovendo.

6 - Lâmpadas – Piscas, lanternas, faróis, luzes de freio e a iluminação da placa traseira devem estar funcionando corretamente antes da viagem. Além de garantir sua segurança na estrada, não é boa idéia ficar sem os faróis, principalmente em sítios ou estadas vicinais que não possuem iluminação adequada durante a noite.

7 - Equipamentos de segurança obrigatórios – A resolução 14 do CONTRAN estabelece os equipamentos obrigatórios que o carro deve possuir, entre eles, o extintor de incêndio, a roda sobressalente (estepe), a chave de roda, o triângulo de segurança e o macaco. Todos estes equipamentos devem estar presentes no veículo e devem estar funcionando.

8 - Documentação – Agora que o carro está pronto para sair, está na hora de conferir se a papelada está em dia. Este é o momento de checar se sua habilitação está dentro da validade e se o licenciamento e o seguro obrigatório de seu carro estão em dia. Rodar com a documentação atrasada ou sem ela é uma infração leve, punida com multa e retenção do veículo até que os papéis sejam apresentados. Uma dica: toda a documentação (sua e do carro) deve ser original. Andar com cópias é a mesma coisa que nada, perante o Código de Trânsito Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário